↑ Stickler, A. M. (Afonso M.) (2019) 2

↑ Stickler, A. M. (Afonso M.) (2019)

O termo adquiriu um sentido de pacto, de opção de existência. No universo ocidental contemporâneo, o conceito de celibato tem sido frequentemente filiado à Igreja católica. Por tua porção, Oriente conhece esse estado na Igreja ortodoxa, o budismo e o hinduísmo. As opções celibatários de pensadores, escritores, artistas ou líderes são menos conhecidas do que a dos religiosos, no entanto não sendo assim menos essenciais.

As opções celibatários eram agora conhecidas pela Índia por intermédio do hinduísmo com o surgimento dos ascetas e anacoretas e aqueles que deixavam o universo instrumento para procurar a explicação transcendental da vida através da contemplação. Este esquema pode ser comprovada nos testemunhos de Siddharta Gautama (560 e 480 a.

mesmo que o jovem brahmana não continuou a rota dos anacoretas hindus, sem sombra de dúvida, estes influenciaram muito pela espiritualidade que dele se seguiria. O monge budista é o que segue o caminho do Buda, e por isso procura o desapego como método de realização plena. O mesmo, isto é, deixou a Iashodhara, com a qual havia se casado com a idade de dezesseis anos e com quem teve um filho, Rahula, que depois se juntaria aos seus ensinamentos como bonzi. O monasticismo budista teve tuas falas contemporâneas por parcela de movimentos seculares em países de maioria budista.

Além de hindus e gregos, são escassos os povos que deram valor ao celibato e, como aconteceu com o judaísmo bíblico, esse era visto mais como uma maldição divina. Tendo como exemplo, o voto de Jefté, a sua filha, a qual devia ser sacrificada segundo a promessa de teu pai, não chora por tua morte, no entanto porque vai morrer virgem. Povoar a terra é acordado como um mandamento divino, tal como está expressado no Gênesis, e mesmo antes do pecado do homem, “Deus os abençoou e lhes argumentou: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra””. Esse mandamento é repetido depois do relato do Dilúvio universal: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei a terra”.

  1. Interpretado por: David Mazouz
  2. Por poder ser baixado milhões de animes em um instante
  3. O Átomo (1961) em Dom Markstein Dedicado. Archived Do original acima abril 6, 2012
  4. um Como posso saber se eu amo do meu camarada

Depois as duas esposas de Jacó com tuas respectivas escravas começam uma verdadeira concorrência de procriação pra conceder descendentes a teu marido, do qual nasceriam as 12 tribos de Israel. É significativo o diálogo entre Raquel e o marido, que lhe pede “dai-me filhos ou se não eu morro”. Esta idéia judaica passaria parecido ao islã que é fiel à reprodução da existência, como uma lei divina, de acordo com os mandamentos antigos, até já através da poligamia, praticada em muitos países.

Pelo celibato cristão sabe-se não o mero acontecimento de ser solteiro, com ou sem pretenção de se casar mais tarde, todavia a escolha por motivos religiosos nesse estado, em união com a castidade, como maneira infinito de vida. O celibato cristão tem algumas dimensões, entre elas o celibato eclesiástico e o celibato monástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima